Páginas

sábado, 4 de dezembro de 2010

Problemas com o ENEM é só um reflexo da nossa realidade


Desde sua criação, o ENEM vem sendo criticado por vários fatores, sejam eles de mérito ou de injustiça ao premiarem com 10%, alunos que se declarem negros. No ano de 2009, a imagem do ENEM que já era ruim ficou pior, pois questões da prova foram compradas por jornalistas de funcionários de gráfica onde se dava a impressão da prova.

Como já é sabido, a educação pública no Brasil é muito precária e deficiente, o que já torna o ENEM uma prova desigual e que não irá solucionar nenhum problema dessa ordem, pois os melhores irão continuar passando com tranqüilidade. A partir deste ano, a maioria das universidades federais adotaram o ENEM com prova classificatória pra o ingresso na faculdade, com o intuito de receberem verba do governo federal e ajudar os estudantes de escola pública.

Em novembro, a prova foi aplicada a estudantes de todo o país e logo se constatou que o cabeçalho estava invertido e algumas provas estavam com questões dobradas ou sem elas. Com isso, a credibilidade do ENEM que já era baixa, ficou mais ainda, o que torna essa prova e esse método ainda mais questionáveis pelo fato de não serem confiáveis. Além disso, todos os órgãos de educação no Brasil perdem confiança e serão sempre motivo de dúvidas e de reclamações.

Essas provas deveriam ser feitas duas vezes ao ano para diminuir o número de candidatos fazendo a prova de uma só vez, facilitando uma possível conferência nos pacotes de prova e dar uma segunda chance aos candidatos que não se saíram bem na primeira aplicação. O Inep deveria também  contar com uma melhor equipe de elaboração das provas para que não ocorra questões que tenham resposta errada ou que não tenham resposta, como já ocorreu diversas vezes.Todas essas medidas darão confiança ao aluno na hora da prova, eliminarão possíveis dúvidas do aluno e darão credibilidade aos órgãos de educação.

Henrique Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário